Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair, dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de resolvê-los.
Aos alunos do 9º ano, construo esse espaço para trabalharmos juntos durante o ano de 2012 com as disciplinas: Matemática , Física e Química.( Prof. Anchieta)
"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos"
" Se você não tem as respostas, tenha as perguntas"
As vezes me pergunto como pôde ter acontecido de eu ter sido o único a desenvolver a Teoria da Relatividade. A razão, creio eu, é que um adulto normal nunca pára para pensar sobre problemas de espaço e tempo. Isso são coisas que ele pensou quando criança. Mas o meu desenvolvimento intelectual foi retardado, motivo pelo qual comecei a questionar sobre o espaço e tempo somente quando já era adulto. Naturalmente, pude ir muito mais fundo no problema do que uma criança com suas habilidades normais. ( Albert Einstein )

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

POTENCIAÇÃO

Potenciação, também chamada de exponenciação, é uma operação usada para indicar a multiplicação de um número por ele mesmo x vezes.

Exemplo de Potenciação.
O número 5 multiplicado por ele mesmo, uma vez, deverá ser elevado ao quadrado. Quadrado é o termo utilizado para designar quando um número é elevado a dois, no caso esse número é colocado “em cima” do número que deverá ser multiplicado. Com base nisso, temos:
5² = 5 . 5 = 25
Atenção: O ponto entre os cincos indicam multiplicação.
Quando dizemos que determinado número está elevado ao cubo, significa que está elevado a três. Como por exemplo: 8³ = 8. 8. 8 = 512

Regras da potenciação

A incógnita “n” usada abaixo representa o número da base.
n¹ = n
n0= 1 (Caso o n seja zero, essa regra não é verdadeira)

Propriedades da Potenciação
1 – (Nx)y = Nx . y
Potência de potência: conserva-se a base e multiplica-se os expoentes.

2 – (N. M)x= Nx . M x
Primeiramente resolve-se o que está entre os parênteses, depois resolvemos a potência.

3 – Nx . Ny = Nx + y
Em uma multiplicação de bases iguais mantemos a base, e somamos os expoentes.

4 – (N/M)x = Nx/Mx, com M diferente de zero
5 – Nx/Ny = Nx – y
Em uma divisão de bases iguais e expoentes diferentes, conservamos a base e subtraímos os expoentes.

Potenciação de números negativos
(-4)³ = (-4) . (-4) = 16 . (-4) = -64
(-4)² = (-4) . (-4) = 16

Com base nisso, podemos dizer que quando um número negativo é elevado a um número par, o resultado será positivo. Se for ímpar será negativo.

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