Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair, dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de resolvê-los.
Aos alunos do 9º ano, construo esse espaço para trabalharmos juntos durante o ano de 2012 com as disciplinas: Matemática , Física e Química.( Prof. Anchieta)
"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos"
" Se você não tem as respostas, tenha as perguntas"
As vezes me pergunto como pôde ter acontecido de eu ter sido o único a desenvolver a Teoria da Relatividade. A razão, creio eu, é que um adulto normal nunca pára para pensar sobre problemas de espaço e tempo. Isso são coisas que ele pensou quando criança. Mas o meu desenvolvimento intelectual foi retardado, motivo pelo qual comecei a questionar sobre o espaço e tempo somente quando já era adulto. Naturalmente, pude ir muito mais fundo no problema do que uma criança com suas habilidades normais. ( Albert Einstein )

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CINEMÁTICA


Cinemática
A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda e descreve o movimento dos corpos, sem se preocupar com suas causas (forças).

Movimento
Observando os corpos a nossa volta, podemos ter intuitivamente uma idéia do que são os estados de movimento e repouso. Mas esses dois conceitos (movimento e repouso) são relativos: ao dormir você pode estar em repouso em relação às paredes de seu quarto; entretanto, em relação ao sol, você é um viajante espacial. A parte da Física que trata do movimento é a Mecânica. Ela procura compreender as causas que produzem e modificam os movimentos. A seguir, vamos estudar uma subdivisão da Mecânica chamada Cinemática, que trata do movimento sem se referir às causas que o produzem.

Ponto Material
Em determinadas situações, ponto material pode representar qualquer corpo, como um trem, um avião, um carro, uma bala de canhão, um míssil etc. Por que ponto e por que material? Ponto, porque, na resolução de problemas, estaremos desprezando as dimensões do corpo em movimento, sempre que as distâncias envolvidas forem muito grandes em relação às dimensões do corpo. Material, porque, embora as dimensões do corpo sejam desprezadas, sua massa será considerada.

Repouso, Movimento e Referencial
Examine as seguintes situações:
Quando estamos dentro de um veículo em movimento, a paisagem circundante é fundamental para estabelecermos os conceitos de movimento e repouso
Quando observamos o movimento do sol através da esfera celeste, podemos concluir que a Terra se movimenta ao redor do Sol.

Uma pessoa nasce e cresce em um ambiente fechado, sem janelas, não saindo dali durante toda a sua existência. Nesse caso, pode ser que essa pessoa não tenha condições de afirmar se aquele ambiente está em repouso ou em movimento.
Em todos esses casos, percebemos que o movimento é determinado a partir de um referencial: a paisagem é o referencial do carro e o Sol é o referencial da Terra; se uma pessoa passar a sua vida toda num ambiente absolutamente fechado, não terá referencial para perceber qualquer movimento, a não ser o de seu próprio corpo.

Trajetória
Este é outro conceito importante no estudo do movimento. Vamos partir da figura localizada no topo. Ela representa uma esfera abandonada de um avião que voa com velocidade constante
Em relação ao solo, a trajetória da esfera é um arco de parábola; e em relação ao avião, a trajetória é um segmento de reta vertical.
Então, podemos concluir que a trajetória:
é a linha descrita ou percorrida por um corpo em movimento;
depende do referencial adotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário