Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair, dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de resolvê-los.
Aos alunos do 9º ano, construo esse espaço para trabalharmos juntos durante o ano de 2012 com as disciplinas: Matemática , Física e Química.( Prof. Anchieta)
"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos"
" Se você não tem as respostas, tenha as perguntas"
As vezes me pergunto como pôde ter acontecido de eu ter sido o único a desenvolver a Teoria da Relatividade. A razão, creio eu, é que um adulto normal nunca pára para pensar sobre problemas de espaço e tempo. Isso são coisas que ele pensou quando criança. Mas o meu desenvolvimento intelectual foi retardado, motivo pelo qual comecei a questionar sobre o espaço e tempo somente quando já era adulto. Naturalmente, pude ir muito mais fundo no problema do que uma criança com suas habilidades normais. ( Albert Einstein )

quarta-feira, 30 de março de 2011

EXERCÍCIOS DE CINEMÁTICA

1- UM CARRO PERCORRE UMA PISTA COM UMA VELOCIDADE DE 40KM/H. ELE SAI ÀS 12 HORAS E CHEGA AO DESTINO FINAL ÀS 16 HORAS. QUAL A VELOCIDADE MÉDIA QUE O CARRO ATINGIU? 2- UMA TARTARUGA DESENVOLVE UMA VELOCIDADE DE 2cm/min. SABENDO QUE ELA GASTA UM TEMPO DE MEIA HORA, QUAL O ESPAÇO PERCORRIDO PELA TARTARUGA? 3- UM FOGUETE MÍSSEL TEM UMA VELOCIDADE DE 900 km/h E GASTA UM TEMPO DE 45 MINUTOS PARA ATINGIR O ALVO DETERMINADO. QUANTOS METROS EXISTEM ATÉ ESSE PONTO DE IMPÁCTO? 4- O TSUNAME OCORRIDO NO JAPÃO A ONDA DESENVOLVEU UMA VELOCIDADE DE 700 km/h. ELA GASTOU 15 MINUTOS PARA ATINGIR A CIDADE MAIS PRÓXIMA. QUAL FOI A DISTÂNCIA PERCRRIDA POR ESSA GIGANTE ONDA DO MAR?

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARANDO UMA MISTURAS HETEROGÊNEA BIFÁSICA

terça-feira, 8 de março de 2011

PRÉ-CEFET NA ESCOLA ARTE É SABER

APÓS O CARNAVAL TEREMOS UM CURSO PREPARATÓRIO PARA A SELEÇÃO DO IFBA, ANTIGO CEFET. VAI SER UM CURSO POR EXCELÊNCIA, COM 4 PROFESSORES DE SEGUNDA A SEXTA NO TURNO VESPERTINO.
O HORÁRIO : 14:00 ÀS 17:00 Horas.
MATRÍCULA: R$ 100,00
MENSALIDADE: R$ 100,00
TURMA MÍNIMA: 10 ALUNOS
TURMA MÁXIMA: 30 ALUNOS
O MATERIAL SERÁ OFERECIDO PELO CURSO COMO: APOSTILAS E LISTAS DE EXERCÍCIOS.
TODAS AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO IFBA SERÃO EXPOSTAS A VOCÊS QUE PARTICIPAREM.

TEREMOS UM ESPAÇO NA INTERNET DEDICADO EXCLUSIVAMENTE AO CURSO, NESSE ESPAÇO SERÁ DISPONIBILIZADO A APREDIZAGEM DO ALUNO EM TODAS AS DISCIPLINAS COM LISTAS EXTRAS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O SEU CONHECIMENTO ADICIONAL.

segunda-feira, 7 de março de 2011

quinta-feira, 3 de março de 2011

DESLOCAMENTO, ESPAÇO PERCORRIDO, TRAJETÓRIA




Chama-se de trajetória ao conjunto dos pontos ocupados por um corpo ao longo de um intervalo de tempo Δt qualquer.

Deslocamento
É o vetor resultante da subtração do vetor posição final pelo vetor posição inicial
É importante notar que o deslocamento é de natureza vetorial, ou seja, são consideradas sua posição, direção e sentido. Em certos casos, porém, como em uma corrida de fórmula 1, é mais interessante trabalhar apenas com a distância percorrida ΔS, que é o comprimento da trajetória realizada. do fator 1 em consequencia da resolução dos segmentos.

terça-feira, 1 de março de 2011

SEPARAÇÃO DE MISTURAS



DECANTAÇÃO
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. É utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em um recipiente de preferência fechado (no caso de substâncias como gás e vapor e de acordo o interesse do produto da separação, obrigatoriamente fechado) e espera-se a sedimentação do componente mais denso.

EVAPORAÇÃO
A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.

DESTILAÇÃO SIMPLES
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se. A água liquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita e, ao final, restará sal sólido no frasco da esquerda.
O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado.
Ex: Água e sal.

CATAÇÃO
A catação é um tipo de separação manual de misturas do tipo "sólido-sólido". As substâncias são separadas manualmente e pode utilizar uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador para a separação. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo como vidro, metais, borracha, papel, plásticos que para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem.
Ex: Mistura de feijão e pedras.

VENTILAÇÃO
Ventilação é um processo de separação de substâncias sólidas heterôgeneas através de vento.O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método é também usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.

SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Campos magnéticos são aplicados à mistura para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Ex: areia e limalha de ferro, enxofre e limalha de ferro.

FILTRAÇÃO
Para separar uma mistura sólida, pode recorrer-se a um solvente selectivo e, portanto, à separação por solução. Às vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo-se uma suspensão.
Quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.